Defesas recentes no mestrado e doutorado

Nos últimos 30 dias ocorreram nove defesas de dissertação de mestrado e uma defesa de tese de doutorado de estudantes de pós-graduação em Física vinculados ao ICEx.
O departamento de Física de Volta Redonda e a direção do Instituto parabenizam os novos mestres, o doutor, seus orientadores e as coordenações dos cursos pelas conquistas.
No arquivo ultimos-30-dias-9mestres-1doutor constam os dados das defesas recentes.
Até o momento formamos 19 mestres no polo da UFF do MNPEF, além de 2 doutores e 4 mestres na extensão de turma do curso de pós-graduação em Física do IF.

Proposta de Programa de Pós-graduação em Física Geral e Aplicada foi submetidos à CAPES

Após passar por trâmites internos na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, a proposta de criação do PPGFGA foi aprovada pelo conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense, tendo sido submetido à CAPES para avaliação no APCN 2016.

A proposta, que traz aspectos modernos quanto ao incentivo à inovação tecnológica,  encontra-se na CAPES para avaliação do  Comitê Assessor da área  ASTRONOMIA/FÍSICA.

O resultado final sobre a criação do PPGFGA pela CAPES  é previsto até o fim do ano. Em caso se aprovação, a primeira seleção é esperada já para 2017.

Professor Rodrigo G. Amorim publica em revista científica internacional A1

O professor Rodrigo G. Amorim do departamento de Física do ICEx desenvolveu um projeto com pesquisadores da Alemanha e Suécia que foi publicado na revista  Nanoscale, 2016,8, 10105-10112, que tem alto parâmetro de impacto e é QUALIS A1. O estudo baseia-se na funcionalização de eletrodos de ouro com Diamantoides para o sequenciamento do DNA. O trabalho recebeu destaque em canais internacionais.

O artigo intitulado ” Diamondoid-functionalized gold nanogaps as sensors for natural, mutated, and epigenetically modified DNA nucleotides”, Ganesh Sivaramana,  Rodrigo G. Amorimbc,  Ralph H. Scheicherb  and Maria Fyta*

pode ser acessado na pagina da revista Nanoscale:

http://pubs.rsc.org/en/Content/ArticleLanding/2016/NR/C6NR00500D#!divAbstract

E a matéria na universidade de Stuttgard:

http://www.uni-stuttgart.de/hkom/presseservice/pressemitteilungen/2016/050_DNA-Dechiffrierung_mit_Gold.html