Primeiras dissertações do MNPEF-UFF serão defendidas

No fim de agosto as primeiras dissertações do Polo UFF do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) serão defendidas. Um marco importante para o ICEx, que terá formado os primeiros mestres em um programa sediado no instituo.

O MNPEF é um programa de mestrado profissional em rede, coordenado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Convidamos a todos paras as defesas públicas, que ocorrerão na sala 308C do ICEx.

Quarta, 26/08

9h30 – USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE CONCEITOS DE FORÇA E MOVIMENTO (link para o cartas Glaucia)
Aluna: Gláucia Martins Ricardo Souza
Orientador: Prof.Dr. José Augusto Oliveira Huguenin

Cartaz
14h – FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO COM ÊNFASE CTS (link para o cartaA Samuel)
Aluno: Samuel Machado Pires
Orientadores: Profa.Dra. Ana Paula Damato Bemfeito / Prof.Dr. Ladário da Silva

Sexta 28/08
10h -SEQUÊNCIA DITÁTICA MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO(link para o cartas Ricardo)
Aluna: Ricardo Monteiro da Silva
Orientador: Prof.Dr. José Augusto Oliveira Huguenin

Cartaz
14h – “O USO DO DISPOSITIVO DE ORRERY NO ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO” (link para o cartas Guiliano)
Aluno: Giulliano Assis Sodero Boaventura
Orientadores: Prof.Dr.Ladário da Silva

Cartaz
Segunda 31/08
10h -PROJETO “FÍSICA ANIMADA”: UMA ABORDAGEM CENTRADA NO ALUNO PARA ENSINO DE CINEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO(link para o cartas Lair)
Aluno: Lair Claúdio Cerqueira Amorim
Orientador: Prof.Dr. Marcos Veríssimo Alves
16h – APLICAÇÃO DE PEER ISNTRUCION NO ENSINO MÉDIO (link para o cartas Rogério)
Aluno: Rogério Wanis
Orientador: Prof.Dr. Marcos Veríssimo Alves

Artigo científico de pós-graduandos, professores do ICEx e da EEIMVR é artigo de capa da revista Journal of Physics B: Atomic, Molecular and Optical Physics

O artigo “Experimental realization of the quantum duel game using linear optical circuits”, assinado por Wagner F Balthazar, Marcello H M Passos, Alexandre G M Schmidt, Dilson P Caetano, e José A O Huguenin, aceito na revista J.Phys.B, 48 (2015) 165505, será o “featured article” da edição do dia 28/08/2015.

Neste trabalho os pesquisadores da UFF realizaram experimentalmente, via métodos ópticos, o duelo quântico onde dois jogadores, Alice e Bob, possuem cada um q-bit — representados por graus de liberdade de um mesmo fóton: polarização e modo transverso. Enquanto em um duelo clássico existem apenas os estados “vivo” e “morto”, em um duelo que obedece às regras da Mecânica Quântica as superposições destes dois estados são naturais, assim como reviver o oponente.

Todas as medidas foram realizadas no Laboratório de Óptica do ICEx.

O artigo completo pode ser acessado no link da revista:
http://iopscience.iop.org/0953-4075/48/16/165505/article

Colóquio de Física – Estudo de mecanismos de pressão para membranas celulares

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para o Colóquio da Física desta próxima terça-feira, 30 de Junho de 2015.

Palestrante: Wellington Gomes Dantas (EEIMVR – UFF)

Título: Estudo de mecanismos de pressão para membranas celulares

Resumo: O estudo das formas de equilíbrio das membranas celulares ganhou grande vulto na pesquisa física a partir do trabalho de Helfrich que determinou um funcional de energia, o qual uma vez minimizado sob condições de vínculos dados, permitia a obtenção das formas de equilíbrio de vesículas e membranas celulares. Tais resultados teóricos se mostraram extremamente efetivos quando comparados com seus similares experimentais. Além disso, o estudo das formas de equilíbrio para membranas, ganhou especial atenção devido à manufatura de técnicas farmacológicas e industriais que envolviam tal conhecimento. Entre os problemas abertos nessa área, destacaremos a mudança destas formas de equilíbrio devido ao enxerto de polímeros à superfície de uma membrana, o que provoca um campo de pressão de origem entrópico. Nossos resultados envolvem um cálculo analítico no espaço contínuo para um modelo de polímero como uma caminhada aleatória o que contempla apenas cenários em que o solvente onde o polímero está imerso é pobre o suficiente para que tais cadeias se comportem de forma ideal ou se a temperatura do sistema estiver próxima ao chamado ponto “theta”. Uma melhoria nos resultados é obtida ao consideramos interações de volume excluído que, infelizmente, só podem ser postas em prática em redes e não no contínuo. Compararemos ambas abordagens, seus sucessos e suas falhas no que concerne às propriedades deste problema.

DATA: 30 de Junho de 2015

HORA: 16h

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado, Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 15h45 em frente a Sala 308C.

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos 

de pesquisa recentes ou temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

Os Colóquios da Física são abertos para participação de toda comunidade.