PRÊMIO LUZ E POESIA

Parceria dos Departamentos de Física do ICEx e Multidisciplinar do ICHS com a Academia Volta-redondense de Letras lança concurso literário para estudantes do ensino fundamental, médio e superior no Ano Internacional da Luz.

A UNESCO escolheu o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz, em homenagem a uma série de datas comemorativas relativas ao estudo da luz, como por exemplo, os 1000 anos de publicação da primeiro compêndio de óptica, do árabe Ibn Al-Hasen, entre outras obras marcantes. (veja no site da UNESCO: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015-international-year-of-light/)

No Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC, promove várias atividades para celebrar a Luz neste ano de 2015. Eventos científicos, em diferentes áreas do conhecimento estão sendo realizados, além de movimentação da área artística, onde a luz é ferramenta e inspiração.        No caso da literatura há um  movimento para reunir as poesias que versam sobre a LUZ. Todos estes movimentos podem ser vistos na página da SBPC criada para o Ano internacional da Luz (http://www.luz2015.org.br/)

Em consonância com esta iniciativa a Academia Volta-redondense de Letras, em pareceria com o Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas e o Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFF,  organiza o presente concurso literário para incentivar os estudantes da Região Sul Fluminense a refletirem sobre a importância da luz e produzir textos literários.

Podem participar estudantes da região Sul Fluminense dos 3 seguimentos (fundamental, médio e superior). As inscrições são feitas por e-mail até o dia 19 de agosto de 2015.

Visite a página da AVL e baixe o regulamento na seção Editais

www.avl.org.br

Colóquios da Física de Volta Redonda 2015

Gostaríamos de convidá-los para  o Colóquio da Física desta próxima terça-feira, 14 de Abril de 2015.

 

Palestrante: Prof. Dr. Diego Gratieri – UFF

Título:   Fenomenologia de neutrinos de ultra-alta energia.

Resumo: 

A detecção de neutrinos de energia acima de PeV anunciada pala Colaboração IceCube em 03/2013 inaugura a astrofísica de neutrinos de altíssima energia. Uma vez descoberto o fluxo destes neutrinos, o próximo passo é  a determinação da origem, composição, mecanismo de produção,  e lei de potência e se tais neutrinos tem ou não a mesma origem que os raios cósmicos de altíssimas energias reportados pela Colaboração Pierre Auger.  O principal ingrediente no cálculo do número de neutrinos observados em IceCube depende da extrapolação da  seção de choque-neutrino nucleon. Este processo é hoje dependente do modelo escolhido para a descrição da  interação a altíssimas energias. Nesta apresentação será abordada a questão de como  a descrição dos dados  de IceCube é ou não dependente do modelo de interação neutrino-núcleon.

 

DATA: 14 de abril de 2015 

HORA: 16h

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado

RuaDes. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

 

Será servido pequeno café às 15h45 em frente a Sala 308C.

 

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes ou temas gerais, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturamento científico.

Os Colóquios da Física são abertos para participação de toda comunidade.

 

Att

Comissão Organizadora dos Colóquios da Física de Volta Redonda  2015

SISU abre inscrições

As inscrições estão abertas!
De 19 a 22 de janeiro

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Confira mais no site http://sisu.mec.gov.br/