Entrega das Carteirinhas UFF

Campus Aterrado – Volta Redonda
De 22 à 24/05 – 10h as 20h
Térreo do Bloco B
Consulte a disponibilidade de sua carteirinha no Link

Colóquio da Física, 16/05/17

Caros,

Gostaríamos de convidá-los para o Colóquio da Física desta terça-feira, 16/5, às 16 hs.

Palestrante: Prof. Dr. Dilson Jesus Damião (UERJ)

Título:  O experimento CMS no LHC

Resumo: 

A Física Experimental de Partículas Elementares vive um momento ímpar com o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC). Um dos experimentos que o compõe é o Solenoide Compacto de Múons (CMS), um detector de propósito geral que permite estudos dos mais diferentes tópicos no ramo da Física de Altas Energias. Neste colóquio, após rever brevemente a estrutura do Modelo Padrão das Interações Fundamentais, vamos discutir os principais objetivos dos seus 4 grandes experimentos, ATLAS, CMS, Alice e LHCb e apresentar os resultados mais relevantes obtidos até agora, dando ênfase ao experimento CMS e o desenvolvimento tecnológico provocado por esses grandes experimentos.

 

DATA:  16 de Maio de 2017 (terça-feira)

HORA: 16 hs

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado

Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 15h45 em frente a Sala 308C.
 

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes com temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

Os Colóquios da Física são abertos para participação de toda comunidade.

Att

Comissão de Colóquios 2017

Mudança de horário e Local do Coloquio do Prof. Helayel do CBPF

Tendo em vista a realização do Simpósio de Matemática do Sul Fluminense SIMMA, organizado pelo Departamento de Matemática do ICEx, o Coloquio do Prof. Helayel do CBPF se integrara a programação do SIMMA e sofrera uma mudança de horário e Local:

DATA: 09 de Maio (terça-feira)
HORA: 14 hs
LOCAL: Auditório do Campus Aterrado – 3o Andar Bloco B.
RuaDes. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Título: “Dirac e a relação entre a Matemática e a Física: vá aonde te leva a Matemática”.

Resumo:

Dirac, um dos grandes teóricos do Século XX, aprofundou e levou aos limites a relação entre a Física e a Matemática, sem jamais deixar de lado o aspecto experimental. No pensamento Diraqueano, a Matemática pode assumir o legítimo papel de um instrumento para se observar a Natureza. Nesta direção, muitas foram as antecipações físicas e matemáticas do grande Mestre que, ao longo do tempo, foram e vêm sendo confirmadas.

No espírito da visão Diraqueana, a proposta deste colóquio é apresentar como o diálogo entre a Física e a Matemática foi definidor para a construção do Modelo-Padrão das Interações Fundamentais e vem inspirando novas incursões da Física em cenários além do Modelo-Padrão. Esta dialética Física-Matemática é agora mediada pelas observações nas colaborações em curso no LHC.