Colóquio de Física – Estudo de mecanismos de pressão para membranas celulares

Prezados,

Gostaríamos de convidá-los para o Colóquio da Física desta próxima terça-feira, 30 de Junho de 2015.

Palestrante: Wellington Gomes Dantas (EEIMVR – UFF)

Título: Estudo de mecanismos de pressão para membranas celulares

Resumo: O estudo das formas de equilíbrio das membranas celulares ganhou grande vulto na pesquisa física a partir do trabalho de Helfrich que determinou um funcional de energia, o qual uma vez minimizado sob condições de vínculos dados, permitia a obtenção das formas de equilíbrio de vesículas e membranas celulares. Tais resultados teóricos se mostraram extremamente efetivos quando comparados com seus similares experimentais. Além disso, o estudo das formas de equilíbrio para membranas, ganhou especial atenção devido à manufatura de técnicas farmacológicas e industriais que envolviam tal conhecimento. Entre os problemas abertos nessa área, destacaremos a mudança destas formas de equilíbrio devido ao enxerto de polímeros à superfície de uma membrana, o que provoca um campo de pressão de origem entrópico. Nossos resultados envolvem um cálculo analítico no espaço contínuo para um modelo de polímero como uma caminhada aleatória o que contempla apenas cenários em que o solvente onde o polímero está imerso é pobre o suficiente para que tais cadeias se comportem de forma ideal ou se a temperatura do sistema estiver próxima ao chamado ponto “theta”. Uma melhoria nos resultados é obtida ao consideramos interações de volume excluído que, infelizmente, só podem ser postas em prática em redes e não no contínuo. Compararemos ambas abordagens, seus sucessos e suas falhas no que concerne às propriedades deste problema.

DATA: 30 de Junho de 2015

HORA: 16h

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado, Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 15h45 em frente a Sala 308C.

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos 

de pesquisa recentes ou temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

Os Colóquios da Física são abertos para participação de toda comunidade.

Colóquio de Física – Cálculo de Valores Esperados Usando Métodos de Monte Carlo e sua Aplicação na Simulação de Sólidos e Líquidos

Palestrante: Prof. Sebastian Ujevic (UFF)

Título: Cálculo de Valores Esperados Usando Métodos de Monte Carlo e sua Aplicação na Simulação de Sólidos e Líquidos

Resumo:

O comportamento coletivo das partículas nos sistemas de muitos corpos desempenham um papel fundamental em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo na física, química e na biologia. As simulações computacionais fornecem uma forma muito poderosa de tratar estes sistemas já que nos permitem ir diretamente de modelos microscópicos para previsões de grandezas macroscópicas. O objetivo principal desta proposta de pesquisa é o de aplicar métodos de simulação quânticos no estudo das propriedades físicas de sistemas de muitos corpos. Os métodos que usaremos com estes propósitos são comumente denominados de Monte Carlo Quântico. Estes métodos permitem prever com grande precisão as propriedades físicas do sistema partindo de equações fundamentais. Aplicaremos estes métodos na investigação das fases líquida e sólida do 4He.

DATA: 23 de Junho de 2015

HORA: 16h

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado, RuaDes. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 15h45 em frente a Sala 308C.

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes ou temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

Os Colóquios da Física são abertos para participação de toda comunidade.

Colóquio de Física – Pré-Inflação e Caos no Universo

Palestrante: Prof. Germano Monerat (UERJ)

Título: Pré-Inflação e Caos no Universo.

Resumo: Nesse seminário apresentamos um modelo para a fase pré-inflacionária do nosso Universo. Essa fase é modelada pela geometria de Friedmann-Robertson-Walker, onde o conteúdo material é constituído por radiação e um campo escalar minimamente acoplado com a gravitação. As equações de campo são transformadas em um sistema hamiltoniano de dois graus de liberdade. A dinâmica do modelo é descrita pelas equações de Hamilton que formam um sistema de quatro equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e  não lineares. Experimentos numéricos mostram que a dinâmica nessa fase  pré-inflacionária é muito rica e complexa devido a presença de pontos críticos do tipo de centro-sela e pura sela. O comportamento caótico é associado a chamada saída caótica para a inflação proposta por de oliveira, Soares e Stuchi em Phys. Rev. D 56, 730 (1997).

DATA: 16 de Junho de 2015 – terça-feira

HORA: 16h

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado   RuaDes. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 15h45 em frente a Sala 308C.

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes ou temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturamento científico.

Os Colóquios da Física são abertos para participação de toda comunidade.